Translate

domingo, 13 de março de 2016

A maior sociedade secreta do mundo
Cicada 3301  é um nome dado a uma organização secreta, que, em quatro ocasiões postou um conjunto de complexos quebra-cabeças para recrutar "pessoas altamente inteligentes" do público online. O primeiro enigma surgiu no dia 5 de janeiro de 2012, e durou cerca de um mês. A segunda rodada começou um ano depois, em 4 de janeiro de 2013, e uma terceira rodada, a de 2014, não foi resolvida até hoje e a de 2015 já foi lançada.

                           


A intenção declarada era recrutar pessoas com QI de génios, apresentando uma série de quebra-cabeças que eram para ser resolvidos, cada um numa ordem para encontrar o próximo. Não há novos quebra-cabeças foram publicadas em 4 de janeiro de 2015. Os quebra-cabeças focam-se fortemente em segurança de dadoscriptografia e esteganografia.
Ele foi apelidadado de "O Maior Mistério da Internet" e faz parte dos "Top 5 mistérios não resolvidos da Internet" pelo The Washington Post, e existe várias teorias sobre o assunto. Muitos dizem que é uma ferramenta de recrutamento para a NSA, CIAMI6, ou um grupo cyber mercenário. Outros afirmaram que é um jogo de realidade alternativa. Já outros afirmaram que ele é executado por um banco que trabalha em criptomoeda.
No dia  5 de Janeiro de 2012, no fórum 4chan, surgiu uma imagem com a seguinte mensagem:
"Olá. Estamos á procura indivíduos altamente inteligentes. Para encontrá-los, nós criamos um teste.
Há uma mensagem oculta dentro desta imagem.
Encontre-a, e ela vai-te colocar no caminho para nos encontrar. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão chegar ao final.
Boa sorte.
3301"

Claro, isto deixou os usuários do fórum curiosos, e aqueles que entendiam de criptografia foram à procura da mensagem. Para procurar a mensagem que o arquivo da imagem escondia, abriram o texto correspondente ao código dele, e no final havia a seguinte mensagem:
"TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk”

Quem entendia de criptografia lembrou-se que um dos métodos mais clássicos, de codificar mensagens era a Cifra de César, assim chamada porque Júlio César usava-a para passar informações confidenciais. Consiste em substituir cada letra (ou, nesse caso, caractere) pela que estivesse um determinado número de posições à frente no alfabeto. As pessoas que tentavam resolver o mistério aplicaram a cifra de César com deslocamento de 4 posições (...) chegou-se a uma imagem com a seguinte mensagem:

"WOOPS – Apenas pistas falsas por aqui. Parece que não vais conseguir adivinhar como se extrai a mensagem."
As pessoas então resolveram então analisar a imagem através da técnica da esteganografia, que consiste em esconder mensagens secretas dentro de uma imagem através de mudanças imperceptíveis a olho nu. Descobriram assim um link no Reddit, com postagens "embaralhadas" e uma sequência de pontos e linhas, além de um “código de livro”, do tipo 1:20, 2:3, 3:5 etc., do tipo que aplicas a algum texto pré-estabelecido e retira (nesse caso) a 20ª letra da 1ª linha, a 3ª letra da 2ª linha, a 5ª letra da 3ª linha e assim por diante. Após mais uma rodada de especulação e esteganografia em imagens encontradas no Reddit, descobriram que os símbolos estranhos, que eram numerais maias, decodificavam as linhas "embaralhadas", chegando a um texto sobre o Rei Artur, em linguagem "antiquada". Aplicando a “cifra de livro” nesse material, foi revelada uma mensagem a dizer para ligar para um determinado número de telefone, o qual atendia com uma mensagem gravada a dizer o seguinte:
"Muito bem. Saiste-te bem. Há três números primos associados com a imagem original final.jpg. (nota: a primeira imagem, postada lá em cima) 3301 é um deles. Precisas de encontrar os outros dois. Multiplica todos os três números juntos e adiciona um .com para encontrar o próximo passo. Boa sorte. Adeus."

Então, percebendo que a largura e altura da imagem (509 e 503, respectivamente) são números primos, multiplicaram os dois junto com 3301 e chegaram a 845145127. No endereço indicado, encontraram a imagem de uma cigarra (Cicadaem inglês, o que foi adotado como nome da organização/conspiração/aliens/etc. por trás do enigma), bem como um cronômetro em contagem regressiva. Aplicando esteganografia na cigarra, havia só uma mensagem a dizer que “a paciência é uma virtude” (uma frase muito repetida pela Cicada 3301). Ao chegar o momento indicado pelo cronômetro, apareceram uma série de coordenadas, conforme visto nesse backup da página. E é aqui que a coisa começa a ficar assustadora. As coordenadas levavam a 14 lugares completamente marados, espalhados pelo globo: VarsóviaParisSeattleSeulArizonaCalifórniaNova Orleães, Miami, Hawai e Sydney, entre outros. Nos locais indicados, foram encontrados papéis pregados em postes.

                      
                                    
                      
Até então, muita gente especulava que a Cicada poderia ser simplesmente uma pessoa a fazer uma brincadeira, sem mais o que fazer, apesar de bastante dedicado e talentoso. Mas, ao atuar ao mesmo tempo em 14 localidades tão distantes como PolôniaAustrália e Hawai, isso só poderia ser algum tipo de organização poderosa, ou pelo menos algum grupo com diversos membros e certa dose de recursos.
Enfim, juntando as informações de todos os 14 lugares (o que necessitou de colaboração de gente do mundo inteiro), chegaram eventualmente em 2 mensagens, cada uma com um código de livro e uma referência obscura dando dica de a qual livro se referiam, bem como um aviso: “ Já compartilhaste demais até aqui. Nós queremos os melhores, não os seguidores. Portanto, os poucos primeiros que chegarem receberão o prêmio.”
(...)
 Algumas pessoas que dizem ter chegado a tempo afirmam ter recebido um e-mail solicitando que desenvolvessem um programa de criptografia com determinadas características, provavelmente um teste final; o que aconteceu após isso é um completo mistério, pois os poucos que passaram disso nunca mais deram notícias.

Fonte: Wikipédia

                         



Sem comentários:

Enviar um comentário